User Tools

Site Tools


portugues_pacote_aircrack-ng_no_windows_para_leigos

Tutorial: Pacote Aircrack-ng no Windows para Leigos

Versão: 1.02 Dezembro 18, 2007
Por: darkAudax
Tradução e Adaptação: JaymesSmith (06/01/08)

Introdução

Antes de mais nada, quero salientar que o Windows é virtualmente inútil para atividades wireless devido à enorme quantidade de restrições. As restrições não vêm do pacote Aircrack-ng, então por favor não peçam por melhorias.

Aqui está uma rápida recapitulação das limitações:

  • Muitas poucas placas wireless tem suporte: Existem muitas poucas placas wireless que funcionarão com o pacote Aircrack-ng. A maioria dos laptops vem com placas da Intel e nenhuma delas tem suporte. Veja os seguintes links: Compatibilidade, Drivers, Qual Placa Comprar e Tutorial: Minha Placa Wireless é Compatível? para maiores informações. É também importante observar que há pouca ou nenhuma documentação precisa descrevendo qual versão dos drivers secundários você precissa para cada placa.
  • Dependência de terceiros: O mundo Windows é altamente proprietário e portanto o código-fonte dos drivers não está disponível publicamente. Como resultado disso, não há disponibilidade de resolução de problemas ou consertos por parte da equipe do Aircrack-ng para esses drivers de terceiros (secundários). Se houver algum problema, você estará por conta própria.
  • Suporte de sistema operacional limitado: A versão Windows funciona melhor com Windows XP. Não há suporte para Windows 98, algumas pessoas informaram ter sucesso com o Windows 2000, mas vários não obteram sucesso algum com ele. Windows Vista não possui suporte também, apesar de existirem evidências de poucas pessoas que conseguiram fazer o Aircrack-ng funcionar no Vista, porém a maioria relata falhas. Então, basicamente, sua melhor chance de sucesso é com o Windows XP.
  • Captura de pacotes passiva: A maioria das pessoas querem testar a segurança WEP no seu próprio Access Point. Para fazer isso, você precisa captura na ordem de 250.000 a 2.000.000 de pacotes de dados WEP. São muitos pacotes. Com Windows, você só pode capturar pacotes passivamente. O que significa que você simplesmente vai sentar e esperar os pacotes chegarem. Não há formas de acelerar as coisas, como no linux. No final, pode levar dias, semanas, meses ou eternamente para capturar pacotes suficientes para quebrar a chave WEP.
  • Interface Gráfica limitada: Boa barte das ferramentas do pacote Aircrack-ng são orientadas à utilização de linha de comando1). Há somente uma quantidade limitada de interfaces gráficas disponíveis para te ajudar. Então você precisa ser mais literal, tecnicamente, para utilizar essas ferramentas com sucesso. Portanto, se você está acostumado a rodar o Windows Installer2) e então clicar seu caminho até a felicidade, você será excessivelmente infeliz e perdido com o Aircrack-ng.
  • Orientação Técnica: Lidar com wireless requer uma quantidade significativa de conhecimento de sistema operacional, básico de wireless e redes. Se você não tem isso ou não está preparado para fazer sua própria pesquisa, então achará as ferramentas e técnicas confusas. Não espere que as pessoas nos fóruns ou IRC te respondam questões de conhecimento básico. É com você ter essas habilidades antes de começar tudo.

Se você realmente quer explorar o mundo wireless então você precisa ter o compromisso de aprender e usar linux, mais a versão para linux do pacote Aircrack-ng. Uma maneira fácil para começar é utilizar a distribuição live3) do BackTrack. Essa distribuição possui o pacote Aircrack-ng mais os drivers com 'patch' já instalados, o que adianta você no processo de aprendizado. Informações sobre o BackTrack podem ser encontradas aqui.

Instalação e Uso

Pronto, você chegou até aqui e ainda quer prosseguir? Lembre-se que existe uma expectativa de que tenha feito seu dever de casa e tenha alguma base de conhecimento. De novo, não coloque questões no fórum ou IRC relativas ao que foi tratado neste tutorial ou no Wiki.

Aqui estão os passos básicos para instalar e utilizar o pacote Aircrack-ng no Windows:

  1. Tenha uma placa wireless compatível: Veja os seguintes links: Compatibilidade, Drivers, Qual Placa Comprar e Tutorial: Minha Placa Wireless é Compatível? para maiores informações.
  2. Instale os drivers: Com base no passo um acima, instale os drivers por estas instruções.
  3. Instale o pacote Aircrack-ng: Dê uma olhada nestas instruções.
  4. Use o pacote Aircrack-ng: Veja Parte 1 - Quebrando WEP com Windows XP Pro SP2. Como também, o Wiki tem documentação de cada comando. Os comandos precisam rodar via prompt de comando do Windows4) ou interface gráfica do Aircrack-ng. Você precisa estar no diretório que contém os comandos no seu PC.

Dicas de Resolução de Problemas

Há alguma informação limitada de resolução de problemas no comando airodump-ng.

1)
Modo de texto, como no DOS
2)
Instalador do Windows
3)
Como em Live CD, significa uma distribuição que pode rodar do CD sem precisar de instalação no disco rígido
4)
Também conhecido como prompt do DOS
portugues_pacote_aircrack-ng_no_windows_para_leigos.txt · Last modified: 2009/08/11 23:00 by mister_x