User Tools

Site Tools


portugues_guia_aircrack-ng_no_linux_para_novatos

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
Next revisionBoth sides next revision
portugues_guia_aircrack-ng_no_linux_para_novatos [2008/01/12 22:09] nofxxportugues_guia_aircrack-ng_no_linux_para_novatos [2008/03/25 20:11] jaymessmith
Line 22: Line 22:
 Nem precisa dizer que você necessita de uma placa wireless compatível com o pacote Aircrack-ng, ou seja, hardware completamente compatível e que pode fazer injeção de pacotes.  Uma placa wireless compatível pode ser utilizada para quebrar um Access Point wireless em menos de uma hora. Nem precisa dizer que você necessita de uma placa wireless compatível com o pacote Aircrack-ng, ou seja, hardware completamente compatível e que pode fazer injeção de pacotes.  Uma placa wireless compatível pode ser utilizada para quebrar um Access Point wireless em menos de uma hora.
  
-Para determinar a qual categoria sua placa pertence, veja [[compatibility_drivers|página de compatibilidade de hardware]]. Leia [[http://aircrack-ng.org/doku.php?id=compatible_cards|Tutorial: Minha Placa Wireless é Compatível?]] se você não sabe onde procurar nessa tabela.  Ainda assim compensa dar uma lida nesse tutorial para melhorar seu conhecimento e confirmar os atributos da sua placa.+Para determinar a qual categoria sua placa pertence, veja [[compatibility_drivers.pt-br|página de compatibilidade de hardware]]. Leia [[http://aircrack-ng.org/doku.php?id=compatible_cards|Tutorial: Minha Placa Wireless é Compatível?]] se você não sabe onde procurar nessa tabela.  Ainda assim compensa dar uma lida nesse tutorial para melhorar seu conhecimento e confirmar os atributos da sua placa.
  
-Primeiro, você precisa saber qual chipset é utilizado na sua placa wireless e qual driver você necessita para ele. Você terá determinado isso usando as informações do parágrafo anterior.  A [[compatibility_drivers#drivers|seção de drivers]] te dirá quais drivers você precisa para seu chipset específico.  Baixe-os e então pegue o 'patch' correspondente de http://patches.aircrack-ng.org. (Esses 'patches' ativam o suporte à injeção.)+Primeiro, você precisa saber qual chipset é utilizado na sua placa wireless e qual driver você necessita para ele. Você terá determinado isso usando as informações do parágrafo anterior.  A [[compatibility_drivers.pt-br#drivers|seção de drivers]] te dirá quais drivers você precisa para seu chipset específico.  Baixe-os e então pegue o 'patch' correspondente de http://patches.aircrack-ng.org. (Esses 'patches' ativam o suporte à injeção.)
  
 Como eu possuo um dispositivo Ralink USB, estou providenciando os passos para fazê-lo funcionar com o Aircrack-ng.  Antes que você esteja pronto para compilar e instalar os drivers, você precisa ter os kernel-sources da sua distribuição instalados.  Como eu possuo um dispositivo Ralink USB, estou providenciando os passos para fazê-lo funcionar com o Aircrack-ng.  Antes que você esteja pronto para compilar e instalar os drivers, você precisa ter os kernel-sources da sua distribuição instalados. 
Line 104: Line 104:
   * Em qual canal a rede está   * Em qual canal a rede está
  
-Essas informações são então mostradas na sua ferramenta que conecta à esta rede. É mostrada quando você faz sua placa procurar por redes com **iwlist <interface> scan** e quando você executa [[airodump-ng]].+Essas informações são então mostradas na sua ferramenta que conecta à esta rede. É mostrada quando você faz sua placa procurar por redes com **iwlist <interface> scan** e quando você executa [[airodump-ng.pt-br|airodump-ng]].
  
 Cada AP tem um único endereço MAC (48 bits, 6 pares de números hexadecimais). É algo parecido com 00:01:23:4A:BC:DE. Cada dispositivo de hardware de rede possui tais endereços, e dispositivos de rede comunicam-se utilizando esses endereços MAC. Então é basicamente como um nome único.  Endereços MAC são únicos, nem quaisquer dois dispositivos de rede no mundo tem o mesmo endereço MAC. Cada AP tem um único endereço MAC (48 bits, 6 pares de números hexadecimais). É algo parecido com 00:01:23:4A:BC:DE. Cada dispositivo de hardware de rede possui tais endereços, e dispositivos de rede comunicam-se utilizando esses endereços MAC. Então é basicamente como um nome único.  Endereços MAC são únicos, nem quaisquer dois dispositivos de rede no mundo tem o mesmo endereço MAC.
Line 134: Line 134:
 ===== Descobrindo as Redes ===== ===== Descobrindo as Redes =====
  
-A primeira coisa a fazer é procurar por um alvo em potencial. O pacote Aircrack-ng contém o [[airodump-ng]] para isso - mas outros programas como o+A primeira coisa a fazer é procurar por um alvo em potencial. O pacote Aircrack-ng contém o [[airodump-ng.pt-br|airodump-ng]] para isso - mas outros programas como o
 [[http://www.kismetwireless.net/|Kismet]] podem ser usados também. [[http://www.kismetwireless.net/|Kismet]] podem ser usados também.
  
Line 141: Line 141:
 Para colocar sua placa wireless em Modo Monitor: Para colocar sua placa wireless em Modo Monitor:
  
-[[airmon-ng]] start rausb0+[[airmon-ng.pt-br|airmon-ng]] start rausb0
  
 Lembrando! O __rausb0__ acima está sendo utilizado porque a placa wireless usada como exemplo aqui é a citada no início do tutorial. Lembrando! O __rausb0__ acima está sendo utilizado porque a placa wireless usada como exemplo aqui é a citada no início do tutorial.
-Para confirmar se está em Modo Monitor, execute **iwconfig** e verifique o modo no qual sua placa está.  A [[airmon-ng|página airmon-ng]] no Wiki tem informações gerais e como iniciá-lo, para outros drivers.+Para confirmar se está em Modo Monitor, execute **iwconfig** e verifique o modo no qual sua placa está.  A [[airmon-ng.pt-br|página airmon-ng]] no Wiki tem informações gerais e como iniciá-lo, para outros drivers.
  
 Então, inicie o airodump-ng para procurar por redes: Então, inicie o airodump-ng para procurar por redes:
Line 157: Line 157:
 {{http://www.aircrack-ng.org/img/newbie_airodump.png}} {{http://www.aircrack-ng.org/img/newbie_airodump.png}}
  
-O [[airodump-ng]] salta de canal em canal, e mostra todos os Access Points dos quais consegue receber beacons. Canais do 1 ao 14 são utilizados no 802.11b e g (nos Estados Unidos só são permitidos utilizar os canais do 1 ao 11; do 1 ao 13 na Europa, com algumas exceções; do 1 ao 14 no Japão; e no Brasil, como na maiora da América Latina, segue-se o padrão americado, do 1 ao 11). Canais entre 36 e 149 são utilizados no padrão 802.11a.\\ +O [[airodump-ng.pt-br|airodump-ng]] salta de canal em canal, e mostra todos os Access Points dos quais consegue receber beacons. Canais do 1 ao 14 são utilizados no 802.11b e g (nos Estados Unidos só são permitidos utilizar os canais do 1 ao 11; do 1 ao 13 na Europa, com algumas exceções; do 1 ao 14 no Japão; e no Brasil, como na maiora da América Latina, segue-se o padrão americado, do 1 ao 11). Canais entre 36 e 149 são utilizados no padrão 802.11a.\\ 
 O canal atual é mostrado no canto superior esquerdo. O canal atual é mostrado no canto superior esquerdo.
  
Line 194: Line 194:
 Com o parâmetro -c você sintoniza um canal específico, e o parâmetro seguinte -w é o prefixo para gravar os dados da rede no disco.  O "- -bssid" em combinação com o endereço MAC do AP limita a captura para aquele AP.  A opção "- -bssid" está disponível somente em versões novas do airodump-ng. Com o parâmetro -c você sintoniza um canal específico, e o parâmetro seguinte -w é o prefixo para gravar os dados da rede no disco.  O "- -bssid" em combinação com o endereço MAC do AP limita a captura para aquele AP.  A opção "- -bssid" está disponível somente em versões novas do airodump-ng.
  
-Você pode também adicionar o parâmetro - -ivs. Esse diz ao [[airodump-ng]] para capturar somente os IVs, pra economizar espaço.+Você pode também adicionar o parâmetro - -ivs. Esse diz ao [[airodump-ng.pt-br|airodump-ng]] para capturar somente os IVs, pra economizar espaço.
  
 Antes de estar pronto para quebrar o WEP, você geralmente precisa de algo entre 250.000 e 500.000 Vetores de Inicialização diferentes (IVs). Cada pacote de dados contém um IV. IVs podem ser reutilizados, portanto os números de IVs diferentes são um pouco menor do que o número de pacote de dados capturados. Antes de estar pronto para quebrar o WEP, você geralmente precisa de algo entre 250.000 e 500.000 Vetores de Inicialização diferentes (IVs). Cada pacote de dados contém um IV. IVs podem ser reutilizados, portanto os números de IVs diferentes são um pouco menor do que o número de pacote de dados capturados.
Line 218: Line 218:
  
 ===== Suporte à injeção de pacotes ===== ===== Suporte à injeção de pacotes =====
-A maioria dos dispositivos não suportam injeção - pelo menos não sem os drivers com 'patch'. Dê uma olhada na [[compatibility_drivers|página de compatibilidade]], coluna aireplay.  Às vezes essa tabela não está atualizada, então se você ver um "NÃO" para seu driver lá não disista ainda, mas olhe na página inicial do driver, a lista de e-mail do driver ou nosso [[http://forum.tinyshell.be/|Forum]]. Se você conseguiu realizar o 'replay' com sucesso usando um driver que não está listado como funcionando, não hesite em atualizar a tabela da [[compatibility_drivers|página de compatibilidade]] e adicionar um link para um curto "Como Fazer".+A maioria dos dispositivos não suportam injeção - pelo menos não sem os drivers com 'patch'. Dê uma olhada na [[compatibility_drivers.pt-br|página de compatibilidade]], coluna aireplay.  Às vezes essa tabela não está atualizada, então se você ver um "NÃO" para seu driver lá não disista ainda, mas olhe na página inicial do driver, a lista de e-mail do driver ou nosso [[http://forum.tinyshell.be/|Forum]]. Se você conseguiu realizar o 'replay' com sucesso usando um driver que não está listado como funcionando, não hesite em atualizar a tabela da [[compatibility_drivers.pt-br|página de compatibilidade]] e adicionar um link para um curto "Como Fazer".
  
 O primeiro passo é ter certeza de que a injeção de pacote realmente funciona com sua placa e driver. O forma mais fácil de testa isso é o ataque de [[injection_test|teste de injeção]].  Tenha certeza de realizar este teste antes de ir adiante.  Sua placa tem que ser capaz de injetar com sucesso, para realizar os passos a seguir. O primeiro passo é ter certeza de que a injeção de pacote realmente funciona com sua placa e driver. O forma mais fácil de testa isso é o ataque de [[injection_test|teste de injeção]].  Tenha certeza de realizar este teste antes de ir adiante.  Sua placa tem que ser capaz de injetar com sucesso, para realizar os passos a seguir.
Line 226: Line 226:
 A primeira coisa a fazer é descobrir o endereço MAC do seu próprio dispositivo Wi-Fi. Às vezes existe uma etiqueta com o MAC no próprio dispositivo. Mas você pode sempre achá-lo usando o comando **ifconfig** (os primeiros 6 bytes hexadecimais após "HWaddr", geralmente divididos por ":" ou "-"). A primeira coisa a fazer é descobrir o endereço MAC do seu próprio dispositivo Wi-Fi. Às vezes existe uma etiqueta com o MAC no próprio dispositivo. Mas você pode sempre achá-lo usando o comando **ifconfig** (os primeiros 6 bytes hexadecimais após "HWaddr", geralmente divididos por ":" ou "-").
  
-Então você pode tentar conectar-se ao seu AP usando [[aireplay-ng]]:+Então você pode tentar conectar-se ao seu AP usando [[aireplay-ng.pt-br|aireplay-ng]]:
  
   aireplay-ng - -fakeauth 0 -e "your network ESSID" -a 00:01:02:03:04:05 -h 00:11:22:33:44:55 rausb0   aireplay-ng - -fakeauth 0 -e "your network ESSID" -a 00:01:02:03:04:05 -h 00:11:22:33:44:55 rausb0
Line 263: Line 263:
 ==== A maneira suave ==== ==== A maneira suave ====
  
-Primeiro abra uma janela com o [[airodump-ng]] sniffando (farejando) um tráfego. [[aireplay-ng|Aireplay-ng]] e [[airodump-ng]] podem ser executados ao mesmo tempo.+Primeiro abra uma janela com o [[airodump-ng.pt-br|airodump-ng]] sniffando (farejando) um tráfego. [[aireplay-ng.pt-br|Aireplay-ng]] e [[airodump-ng.pt-br|airodump-ng]] podem ser executados ao mesmo tempo.
 Espere um cliente aparecer na rede alvo. Então começe o ataque: Espere um cliente aparecer na rede alvo. Então começe o ataque: